PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 37688 > DIA MAIS FRIO DO ANO MILITARES DA FAB TRABALHAM COM TEMPERATURA ABAIXO DE ZERO NO SUL DO PAíS

DIA MAIS FRIO DO ANO

Militares da FAB trabalham com temperatura abaixo de zero no Sul do País

Publicado: 2021-07-29 17:40:36
Na madrugada desta quinta-feira (29), a temperatura no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja (DTCEA-MDI), em Santa Catarina (SC), chegou a -8,5°C

A Força Aérea Brasileira (FAB) está trabalhando em temperatura negativa para assegurar o controle do tráfego aéreo em algumas regiões do País. Na madrugada desta quinta-feira (29), a temperatura no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja (DTCEA-MDI), em Santa Catarina (SC), chegou a -8,5ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Apesar do clima desafiante, cerca de 40 militares da Organização reforçaram a quantidade de peças do uniforme para honrar a missão de prover os meios necessários para o controle, a segurança e a defesa do espaço aéreo no Sul do Brasil.

O Comandante do DTCEA-MDI, Capitão Comunicação Fábio Barbosa Laureano Luiz, explicou que parte do trabalho da Unidade é manter a disponibilidade e a confiabilidade dos ativos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que fornece informações de vigilância radar, dados meteorológicos e telecomunicações aeronáuticas para o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II).

“Estes ativos contam com o suporte de sistemas de energia e de climatização extremamente robustos, de forma que viabilizam a atividade de controle e defesa aérea no cone sul do Brasil, juntamente com outros 13 Destacamentos subordinados ao CINDACTA II”, contou.

Ainda de acordo com o Capitão Laureano, essa foi a segunda onda de frio no mês de julho na região. “A estrutura operacional da FAB no DTCEA-MDI conta com uma equipe de cinco militares que se revezam no Alto do Morro da Igreja. Enfrentamos a tarefa com muito orgulho frente ao desafio, que é trabalhar na região mais fria do Brasil. Para garantir um trabalho seguro e salubre para o grupo, a Força fornece aquecedores dentro da Unidade, câmeras externas e uniformes desenvolvidos especificamente para o clima extremo da região”, informou.

Segundo o Oficial, outra atribuição da Organização Militar (OM) é fiscalizar 16 quilômetros de estrada, principalmente durante essa época do ano, quando a região recebe turistas de todo o País. “Para garantir a segurança de todos, precisamos, até, fechar o acesso ao Mirante, que em circunstâncias normais, fica liberado dentro de um horário específico”, concluiu.

Dia mais frio do ano

Santa Catarina registrou o dia mais frio do ano no Brasil nesta quinta-feira (29), de acordo com o INMET. Na noite da quarta-feira (28), nevou em ao menos 13 cidades. Os flocos de neve começaram a cair na Serra por volta das 17h30. Já por volta das 21h, nevou também no Oeste catarinense.